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Uso de KPIs na gestão de laticínios

Uso de KPIs na gestão de laticínios

Conheça os KPIs, indicadores chave de desempenho

O que são os KPIs?

“KPI” é um acrônimo para “indicador chave de desempenho”. Os KPIs são métricas de desempenho específicas, mensuráveis e quantificáveis usadas para rastrear o progresso ao longo do tempo em direção a um objetivo ou meta específica da sua empresa.

Os KPIs fornecem às equipes metas a serem alcançadas, marcos para avaliar o progresso e insights para ajudar a orientar a tomada de decisões na gestão da empresa. Ao monitora-los, os gestores podem identificar pontos fortes e fracos, tomar decisões baseadas em dados e tomar medidas para otimizar o desempenho.

Eles também ajudam especificamente a determinar as conquistas estratégicas, financeiras e operacionais de uma empresa, especialmente em comparação com outras empresas do mesmo setor.

Quais as características de um bom KPI?

Realista, direto e fácil de medir.

Os KPIs devem estar alinhados com a estratégia e os resultados gerais do negócio. Por exemplo, digamos que o seu laticínio tenha como meta de aumentar o lucro anual em 15%. O seu KPI pode ser aumentar os pontos de venda em 10% até o final do terceiro trimestre; reduzir perdas no processo em 10%, por exemplo. Dessa forma, o seu KPI contribui para o objetivo final do negócio porque aumento de pontos de vendas, assim como, redução das perdas podem levar ao aumento da lucratividade.

Eles devem ser acionáveis. Depois de defini-los, você precisa definir as etapas que seguirá para alcançá-lo e as métricas que medirá ao longo do caminho. De que serve um KPI se você não tem como alcançá-lo?

Eles devem ser realistas. Um bom conselho é começar pequeno. KPIs grandes e elevados – embora possam parecer bons no papel – não estão favorecendo você ou sua equipe se não forem realistas desde o início.

Eles devem ser mensuráveis. Ao definir KPIs, pergunte-se: O que você está tentando alcançar? Qual é o resultado final desejado? Qual é a linha do tempo? Como vou medir?

KPIs devem ter um dono. Ao defini-los alguém deverá ser designado para acompanha-lo e tomar medidas para que a meta seja alcançada. Ter um objetivo sem ação e acompanhamento não adianta nada.

Vantagens dos KPIs

Uma empresa pode querer analisar os KPIs por vários motivos. Eles ajudam a informar o gerenciamento de problemas específicos; sua abordagem baseada em dados fornece informações quantificáveis úteis no planejamento estratégico e na garantia da excelência operacional.

Os KPIs ajudam a responsabilizar os funcionários. Em vez de confiar em sentimentos ou emoções, os KPIs são apoiados em estatísticas. Quando usados adequadamente, eles podem ajudar a encorajar os funcionários, tanto para estimular e gratificar os que alcançam as metas, quanto para auxiliar e impulsionar os vendedores que não estão atingindo as metas.

Os KPIs também são a ponte que conecta as operações e metas comerciais reais. Uma empresa pode definir metas, mas sem a capacidade de acompanhar o progresso em direção a essas metas, há pouco ou nenhum propósito nesses planos. Em vez disso, eles permitem que as empresas definam objetivos e monitorem o progresso em direção a esses objetivos.

Limitações dos KPIs

Assim como existem as vantagens, trabalhar com KPIs também apresenta algumas desvantagens.  Dependendo do indicador escolhido, pode haver um longo período de tempo necessário para forneçam dados significativos. Por exemplo, um laticínio pode precisar coletar dados anuais de todas as fazendas fornecedoras de leite para entender melhor as flutuações de fornecimento e de qualidade do leite de cada propriedade.

Os KPIs exigem monitoramento constante e acompanhamento próximo para serem úteis. Um relatório bem preparado, mas nunca analisado, não serve para nada. Além disso, os KPIs que não são continuamente monitorados quanto à precisão e razoabilidade não incentivam ou auxiliam na tomada de decisões.

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