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Gestão estratégica para empresas de laticínios: dicas para o sucesso

A indústria de laticínios é uma das mais importantes para a economia brasileira, responsável pela geração de milhares de empregos e movimentando bilhões de reais a cada ano. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em 2021 a pecuária de leite ocupava o 4º lugar no ranking de Valor Bruto de Produção da agropecuária nacional com um valor de R$ 79 bilhões.

Para ter sucesso neste mercado altamente competitivo, é essencial que as empresas adotem uma gestão estratégica e eficiente. Neste texto, vamos abordar cinco aspectos fundamentais para a gestão de uma empresa de laticínios, sendo eles:

estratégia e visão de negócio

marketing

indicadores meio e indicadores fim

desenvolvimento de cultura de empresa

gerenciamento de risco

Confira nossas dicas e aprenda como aplicar esses conceitos em sua empresa para alcançar o sucesso nas vendas, com bons resultados e longevidade nos negócios.

1. Estratégia e Visão de negócio

Uma das primeiras ações que uma empresa de laticínios deve tomar para alcançar o sucesso é estabelecer uma visão clara e definir sua estratégia de negócios. Atualmente, uma empresa de laticínios, assim como outras agroindústrias, não pode ser gerida apenas com base em seu caixa e faturamento. Ao longo do tempo, uma empresa que olha apenas o fluxo de caixa e não investe em estratégias, em gestão e em eficiência acaba minando a sustentabilidade a longo prazo da empresa.

Empresas focadas em sustentabilidade e crescimento precisam ter uma ideia clara de onde a empresa quer chegar no futuro e estabelecer um plano de ação para alcançar esses objetivos.

Focar na estratégia do seu negócio é principalmente resolver as dores e demandas do seu cliente. Você, como empresa, precisa saber qual dor você resolve para o seu cliente. Não se deve ficar apenas focado em vender para uma grande indústria ou um grande varejo. Deve-se, antes de tudo, olhar para o cliente final e entender as necessidades e desejos dele. Desse modo, o seu produto será diferenciado no mercado e demandado pelos consumidores finais.

Além disso, é importante identificar as principais oportunidades e ameaças do mercado, bem como as forças e fraquezas internas da empresa. Tendo esses pontos exclarecidos e devidamente mapeados, a empresa pode desenvolver uma estratégia que maximize seus pontos fortes e minimize suas fraquezas, ao mesmo tempo em que aproveita as oportunidades do mercado.

2. Vendas e Marketing 

Uma das principais funções da gestão é garantir que a empresa esteja vendendo seus produtos ou serviços de forma eficiente e eficaz. Para isso, é essencial ter um time de vendas treinado e alinhado aos objetivos estratégicos da empresa.

Um erro grave que muitos gestores cometem é terceirizar completamente as vendas e não ter um time próprio e treinado. As vendas são essenciais para o negócio, se você não vende seu produto você automaticamente tem um enorme problema em mãos.

Ter um time de vendas bem treinado significa garantir que eles conheçam bem os produtos da empresa, saibam como vendê-los e estejam aptos a lidar com as objeções dos clientes. Além disso, é importante que o time de vendas esteja alinhado aos objetivos da empresa, de forma que possa trabalhar em conjunto com os outros departamentos para alcançar as metas estabelecidas.

A gestão deve investir em treinamentos e capacitações para o time de vendas, garantindo que eles estejam sempre atualizados e capacitados para realizar vendas de qualidade.

Ao ter um time de vendas bem treinado e alinhado aos objetivos da empresa, é possível aumentar as vendas, conquistar novos clientes e, consequentemente, alcançar o sucesso desejado pela empresa.

Além das vendas, o marketing é crucial para o sucesso de qualquer empresa de laticínios. É importante identificar o público-alvo e desenvolver estratégias para atender às suas necessidades. Isso inclui desde o desenvolvimento de produtos que atendam às demandas do mercado, criação de campanhas publicitárias eficazes e branding da empresa.

3. Indicadores Meio e indicadores fim

Indicadores são ferramentas importantes para monitorar o desempenho da empresa e identificar áreas que precisam de melhoria. Os indicadores auxiliam no controle da empresa.

Os indicadores de meio são aqueles que medem o desempenho das atividades internas da empresa, como produtividade, qualidade, eficiência e custo. Então as empresas podem ter indicadores meio no setor comercial, no setor industrial e no setor financeiro, por exemplo.

Os indicadores fim, por outro lado, medem o desempenho da empresa em relação aos resultados finais, como vendas, lucro e satisfação do cliente. Eles estão diretamente relacionados à estratégia do seu negócio.

Ambos os tipos de indicadores são importantes para avaliar o desempenho da empresa e fazer ajustes quando necessário a fim de atingir os objetivos definidos pelos gestores.

4. Desenvolvimento de Cultura de Empresa

Uma cultura empresarial forte é fundamental para o sucesso de qualquer empresa de laticínios, e agroindústrias em geral. Isso inclui ter uma visão clara, missão e valores que orientem as ações da empresa e de seus colaboradores. Inclusive, esse ponto ajuda os colaboradores a saberem se eles se vêem na empresa a longo prazo.

As pessoas, tanto o público interno quanto o externo precisam entender as empresas, conhecerem seus objetivos e valores e a cultura de empresa é capaz de suprir essa necessidade.

Além disso, é importante ter uma equipe engajada e comprometida com a visão e valores da empresa. Isso pode ser alcançado através de treinamento e desenvolvimento de funcionários, bem como de políticas e práticas de recursos humanos que incentivem o engajamento e o comprometimento.

Um erro muito comum é os gestores pensarem que cultura de empresa somente se aplica a grandes empresas e  nas multinacionais. Isso não é verdade, cultura de empresa pode e deve ser implementada em pequenas e médias empresas.

5. Gerenciamento de Risco

O gerenciamento de risco é importante para proteger a empresa contra possíveis ameaças e maximizar as oportunidades de mercado.

No cotidiano da gestão de agroindústrias vemos muitos empresários aumentando o risco da empresa por não saber fazer algum tipo de investimento, não saber fazer contratação financeira, não saber fazer lançamento de produto. Todos esses aspectos devem ser gerenciados e avaliados para que não haja um aumento desnecessário do risco da empresa.

Por exemplo, o momento de aporte de investimento na empresa deve ser avaliado, tanto em relação aos aspectos internos, como gerenciamento de equipe e capacidade de produção. Quanto ao ambiente externo, em relação ao momento do mercado e ao custo do dinheiro que será investido.

O gerenciamento de risco de forma geral inclui avaliar e gerenciar os riscos financeiros, como flutuações no preço das commodities, e riscos operacionais, como falhas de equipamentos e interrupções no suprimento de matéria-prima. É importante ter um plano de gerenciamento de risco bem elaborado e revisá-lo regularmente para garantir que a empresa esteja preparada para lidar com quaisquer eventualidades.

Para garantir o sucesso de uma empresa de laticínios, é essencial adotar uma gestão estratégica eficiente. Com base nas cinco dicas que abordamos – estratégia e visão de negócio, vendas e marketing, gestão de indicadores, desenvolvimento de cultura de empresa e gerenciamento de risco -, podemos concluir que a gestão estratégica eficiente é um conjunto de ações e estratégias bem definidas, que devem ser implementadas de forma ampla, abrangendo todas as áreas da empresa.

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