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Análise SWOT como ferramenta estratégica

Conheça a análise SWOT, uma ferramenta estratégica para seu negócio

A análise SWOT, também conhecida como Matriz SWOT, é uma ferramenta para ajudar a avaliar e entender as forças INTERNAS e EXTERNAS que podem criar oportunidades ou riscos para sua empresa. Em outras palavras, a análise SWOT é uma compilação dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças à sua empresa.

O objetivo principal de uma análise SWOT é ajudar as empresas a desenvolver uma consciência completa de todos os fatores envolvidos na tomada de uma decisão de negócios.

Para realizar a gestão de um negócio bem sucedido, você deve analisar regularmente seus processos para garantir que está operando da maneira mais eficiente possível. Verificar se seus métodos e planos atuais continuam sendo o melhor caminho a seguir podem ajudá-lo a se manter atualizado em um cenário volátil. Por exemplo, o setor de laticínios é desafiador devido a flutuação dos custos do leite e exige flexibilidade e antecipação dos gestores.

O que análise SWOT?

S strengths: forças

W weaknesses: fraquezas

O opportunities: oportunidades

T threats: ameaças

Seu principal objetivo é ajudar as empresas e seus gestores a mapear todo o cenário interno e externo do negócio e direcionar a tomada de uma decisão. Desde a sua criação, em 1960, a análise SWOT se tornou uma das ferramentas mais úteis para os empresários iniciarem e expandirem suas empresas.

Quando você deve realizar uma análise SWOT?

Uma análise SWOT pode ser usada em qualquer ação da empresa, seja, explorando novas iniciativas, novos produtos, reformulando políticas ou processos internos, ou alterando um plano no meio de sua execução.

Às vezes, é aconselhável realizar uma análise SWOT geral para verificar o cenário atual do seu negócio e melhorar as operações. A análise pode mostrar as principais áreas em que sua empresa está tendo um desempenho ideal e as áreas em que as operações precisam de ajustes.

Saber avaliar o cenário interno e externo é uma das maneiras de manter seu negócio atualizado e se destacar da concorrência.

Destrinchando a análise SWOT

Sabemos que SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças – mas o que significa cada um desses elementos? Vamos destrinchar cada elemento individualmente.

Forças

É o primeiro elemento de uma análise SWOT, é caracterizado como um dos Pontos Fortes. Ele é feito no momento em que estamos fazendo a análise interna da empresa.

Coisas que sua empresa faz bem

Qualidades que separam você de seus concorrentes

Recursos internos, como pessoal qualificado

Ativos tangíveis, como capital disponível e tecnologias

Esse elemento aborda coisas que sua empresa faz especialmente bem. Isso pode ser algo intangível, como os atributos da marca da sua empresa, ou algo mais facilmente definido, como a proposta de venda exclusiva de uma determinada linha de produtos. Também pode ser seu pessoal, seus recursos humanos, como líderes fortes ou uma equipe engajada.

Fraquezas

Depois de descobrir seus pontos fortes, é hora de transformar essa autoconsciência crítica em seus pontos fracos.

Coisas que faltam na sua empresa

Coisas que seus concorrentes fazem melhor que você

Limitações de recursos

Proposta de venda pouco clara

O que impede o crescimento do seu negócio? Esse elemento pode incluir desafios organizacionais, como falta de pessoal qualificado e limitações financeiras ou orçamentárias.

Esse elemento de uma análise SWOT também pode incluir pontos fracos em relação a outras empresas do seu setor, como alta concorrência.

Oportunidades

O próximo é Oportunidades. Esse elemento da análise SWOT cobre tudo o que você pode fazer para melhorar as vendas, crescer como empresa ou avançar na missão da sua organização. São elementos externos ao seu negócio e que ao serem avaliados podem gerar oportunidades de crescimento.

Mercados mal atendidos para produtos específicos

Poucos concorrentes em sua área

Necessidades emergentes para seus produtos ou serviços

Marketing

Ameaças

O elemento final de uma análise SWOT são as Ameaças. Tudo o que representa um risco para a própria empresa ou para sua probabilidade de sucesso ou crescimento.

Concorrentes emergentes

Mudança do ambiente regulatório

Imprensa negativa

Mudança da atitude dos clientes em relação ao seu mercado

Como fazer uma análise SWOT na prática

Ao elaborar uma análise SWOT, na prática, deve-se criar uma tabela dividida em quatro colunas para listar cada elemento de impacto lado a lado para comparação.

Passo a passo para realizar a análise SWOT:

  1. Configure seus quadrantes – um para cada elemento listado acima;
  2. Comece com pontos fortes – você poderá se guiar pelas perguntas no exemplo da tabela;
  3. Siga fazendo o mesmo para as fraquezas, oportunidades e ameaças;
  4. Organize as informações coletadas em um documento;
  5. Compartilhe com a equipe;
  6. Faça a correlação entre os itens externos e internos. Algumas perguntas interessantes:

Quais forças podem te ajudar a conseguir quais oportunidades?

Quais forças podem mitigar quais ameaças?

Quais fraquezas podem te fazer perder quais oportunidades?

Quais fraquezas podem potencializar quais ameaças?

7. Organize uma segunda reunião para definir itens de ação com responsáveis para cada atividade.

A análise SWOT é uma estratégia simples, mas abrangente, para identificar não apenas os pontos fracos e ameaças de um plano de ação, mas também os pontos fortes e as oportunidades que ele possibilita.

No entanto, ela é apenas uma ferramenta em sua estratégia de negócios, sem estratégia, ação e boa gestão sua empresa não irá colher os resultados.

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